terça-feira, 23 de setembro de 2014

"Protetor solar - cuidados com a pele"

Técnica revela o quanto o sol destrói a nossa pele.

Olá amores, tudo bem com vocês?


Hoje vamos falar de um assunto muitíssimo importante: 
Os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol e a importância do filtro solar.

Particularmente fiquei assustada quando comecei a ler e pesquisar sobre o assunto, encontrei essa matéria interessante e achei muito importante compartilhar com vocês. Espero que gostem e quem ainda não liga muito para os cuidados com a proteção solar, começa a pensar melhor no assunto!


Fotografia ultravioleta mostra porque os cuidados com a pele são essenciais




Se você já viu imagens do pulmão de um fumante, sabe que há motivos para ficar preocupado. Mais do que saber dos malefícios do cigarro, quando vemos o que ele causa na prática o alerta se torna mais efetivo e aumentam as chances de que as pessoas reflitam sobre o problema.
No caso dos cuidados com a pele a situação não é diferente. Muitas vezes não nos damos conta no dia a dia do quão prejudicial podem ser os efeitos do sol incidindo diretamente no rosto. Contudo, é possível conferir como o passar dos anos agiu diretamente sobre a sua pele.
Uma das ferramentas mais utilizadas nesse sentido é a fotografia UV. Ela é capaz de mostrar em detalhes quais são os pontos mais afetados da pele na área fotografada. Entretanto, apesar de ser eficaz essa é ainda uma técnica muito cara.
Por conta disso, pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, estão estudando a possibilidade de usar sinais reais de suscetibilidade ao câncer de melanoma – como sardas, cabelos ruivos ou olhos azuis – para apontar possíveis marcas na pele. O relato foi publicado no Journal of the American Academy of Dermatology.
No estudo foram analisados cerca de 600 meninos e meninas com idade de 12 anos. Aqueles que apresentavam maior probabilidade de desenvolver um câncer de pele também foram os que mais tiveram a pele marcada pelos efeitos do sol quando estudados a partir de uma fotografia UV.



A imagem acima mostra irmãs gêmeas, e os diferentes cuidados entre elas com a exposição e uso do cigarro.  A da direita abusou da  exposição ao sol durante a vida, aparentemente sem se preocupar com o protetor solar e também foi fumante por 16 anos. Enquanto a da esquerda sempre evitou a exposição solar e nunca fumou. Isso mostra o quanto o cigarro, a falta do protetor solar e o excesso de exposição ao sol são grandes aliados para o envelhecimento precoce da pele.

Os efeitos da radiação solar são acumulativos, ou seja, os danos causados à pele pelo sol são somados de acordo com a quantidade e aos anos de exposição solar vividos por uma pessoa. Por isso, o uso do protetor solar é importante, Ele funciona como um guarda-sol invisível para a pele.

Os dermatologistas aconselham tomar sol antes das 10:00 da manhã e após as 16:00 da tarde. Lembrando que o filtro solar deve ser aplicado em boa cobertura (quantidade), 20 minutos antes de se expor ao sol. É importante lembrar que o filtro solar deve ser aplicado "todos" os dias, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. O uso do filtro solar nos protege também das luzes visíveis, como por exemplo, a luz do escritório e luz da tela do computador...(sim, muita gente não sabia).





Existem vários tipos de filtro solares e bloqueadores no mercado. Atualmente estou usando o ANTHELIOS COUVRANT, da La Roche-Posay (foto acima), indicado pelo meu dermatologista. Procure um médico dermatologista e veja o filtro mais indicado para o seu tipo de pele. Abuse do filtro solar, esses cuidados você vai perceber no futuro. Evite o uso de cigarros, bebidas alcoólicas...Vale a pena ter esses cuidados...#use #filtrosolar...xô envelhecimento precoce...beijos e até a próxima.



Fonte: Imagens internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário